Já começa a criação da energia solar e outras energias renováveis no ambiente urbano.Como em Portugal um país de destaque em sustentabilidade.Portugal, já tem uma potência de energia elétrica produzida a partir de fontes renováveis de 8 908MW no final de outubro.O que já aumentou em 13%,relacionado ao mesmo período do ano anterior.A produção de energia eólica em alguns países da Europa, já incluem mini produções e regiões que já são auto sustentáveis em relação a energia do país.
Na Europa, principalmente Portugal e Espanha, e em outros países menores como o Brasil, estão começando a existir pequenos projetos de energia renovável nos ambientes urbanos.Incentivadas pela economia e o lucro obtido a partir de placas solares ou aerogeradores.No Brasil,a energia renovável não é tão divulgada.De acordo com , o nordeste do Brasil, seria um lugar ideal para a produção de energia solar.Estudos estão sendo feitos no nordeste do Brasil, para ver onde e como seria o posicionamento ideal para acumular mais energia e o Brasil tem um grande número de prédios, que o teto dos prédios podiam ser aproveitados para o abastecimento do prédio.Podendo assim ser auto sustentáveis em relação à energia e também podia ser auto sustentável no ponto hidráulico, reaproveitando a água da chuva.
Mas, alguns cientistas se opõem a idéia de que as energias renováveis iram ser “a salvação” da terra em relação ao aquecimento global. Os cientistas ainda discutem o que é melhor para a sociedade.Muitas pessoas não associam aquecimento global com energias renováveis ou associam de um jeito errado, como quando associam um complementando o outro.Mas se pensar bem uma tem tudo haver com a outra, mas uma “atrapalhando” a outra. O aquecimento global têm efeitos mais aparentes, como, o aumento da temperatura média global e marítima, aumento do efeito estufa, entre outros.Mas o aquecimento global também pode ter efeitos menos óbvios como na corrente marítima do Atlântico Norte e é provocada por diferenças na temperatura entre os mares.E com o aquecimento global e o efeito estufa um dos efeitos mais conhecidos deles, o aquecimento da água dos oceanos, mostra as suas consequências que se elevar a temperatura da água dos oceanos, uniformiza a temperatura entre os mares e que consequentemente faz com que a corrente do Atlântico Norte deixe de existir isso significa que áreas como a Escandinávia e a Inglaterra ficaram com climas mais frios.
Enquanto o Hemisfério Norte o aquecimento global causará períodos de glaciação, o Hemisfério Sul sofrerá um intenso aquecimento.O problema das energias renováveis (neste caso da energia solar e da eólica) é que no Hemisfério Sul ficará muito quente , o que faz com que em alguns lugares não tenha vento suficiente para girar turbinas eólicas e também que precise ter uma enorme quantidade de baterias e outros equipamentos para “estocar” essa energia tão grande e um potente inversor,equipamento que controla a quantidade de energia mandada para determinado local.No Hemisfério Norte irá ocorrer o contrário do Hemisfério Sul, ele irá ter longos períodos de glaciação e períodos de enorme calor que hoje em dia já passa dos 40ºC.Em períodos com grande calor, irá acontecer o que acontecera no Hemisfério Sul e em períodos de glaciação não irá ter muita luz solar, por causa da névoa e ocasionalmente da neve, e não irá ter um velocidade do vento muito grande capaz de girar as turbinas eólicas e por causa da temperatura irá acontecer um desgaste mais rápido das turbinas.
Poluição dos automóveis
Sabe-se que atualmente a maioria dos veículos utilizados no mundo é movido à combustão do combustível gasolina que libera em seu processo o gás carbônico (CO²) e também sabe-se que a causa principal do fenômeno Aquecimento Global é o excesso desse gás na atmosfera e, portanto a junção desses dois dados nos informa que o planeta esta em constante aquecimento e ele irá aquecer gradualmente se nós continuarmos a liberar CO² na atmosfera então, podemos concluir que devemos mudar a forma de gerar energia para os automoveis, mas não é esse o único motivo para o enorme movimento que deveria ser feito para a substituição dos veículos atuais por novos veículos que não poluão o meio ambiente. Atualmente a matéria prima que constitui a gasolina, o petróleo, esta em falta já que esse não é uma matéria prima renovável e é esgotável alem, graças a nossa constante extração e utilização desse material. Conclusão é necessário a utilização de um veículo que não apenas não polua, mas um veículo com uma fonte de energia renovável.
O Hidrogênio como fonte alternativa
O principio de energia gerada através da combustão fria de hidrogênio vem da idéia de célula combustível apresentada por “Sir Grove” em 1835. “para o leigo estas células estão relacionadas à eletroquímica e servem para produzir eletricidade de uma forma mais ecológica e coerente, praticamente sem qualquer emissão de substancia tóxica” esse é o conceito apresentado por Hartmut Wendt, Michael Götz e Marcelo Linardi (1999). As células a combustivel funcionam através da combustão eletroquímica a frio de um combustível na forma gasosa, no caso o hidrogênio. Hartmut Wendt, Michael Götz e Marcelo Linardi explicam essa combustão assim:
“As células a combustível são, em principio, baterias de funcionamento continuo, que produzem corrente continua [...] o hidrogênio é oxidado à prótons num eletrodo de difusão gasosa, liberando elétrons segundo a reação:
H2 ® 2 H+ + 2 e-
No eletrodo oposto, também de difusão gasosa, considerando-se as células a membrana trocadora de prótons (meio ácido),tem-se a reação:
2 H+ + 2 e- + 1/2 O2 ® H2O
Eletrodos de difusão gasosa são condutores eletrônicos permeáveis aos gases reagentes e são separados um do outro por um eletrólito (condutor iônico), de um modo que os gases não se misturem. O eletrólito pode ser um líquido, um polímero condutor de cátions, saturado com um líquido, ou um sólido(óxido de zircônio). Obtêm-se potenciais de trabalho de célula para o sistema hidrogênio / oxigênio entre 0,5 e 0,7 V. Potenciaisde circuito aberto ficam entre 1,1 e 1,2 V. Devido à sua alta reatividade, hidrogênio é, hoje em dia, a escolha mais apropriada para o combustível. Geralmente, classificam-se os vários tipos de células a combustível pelo tipo de eletrólito utilizado e pela temperatura de operação.[...]Atualmente, as células do tipo alcalina AFC (Alkaline Fuel Cell) têm um papel importante somente em viagens espaciais,não apresentando aplicação terrestre, devido ao fato de utilizarem somente hidrogênio e oxigênio ultra puros. Além disso, funcionam a uma baixa temperatura de operação e necessitam de um processo relativamente complicado para a remoção da água do eletrólito.Entretanto, este tipo de célula foi o precursor das células mais modernas.”
Carros já existentes
Há já a existencia de carros movidos a membrana (PEMFC) de hidrogênio e esses são veículos de emissão zero de gases poluentes, os principais foram o NECAR I, II, III e IV. O NECAR I é semelhante ao estilo de um mini ônibus, mas como esta preenchido quase que totalmente pelos equipamentos pode transportar apenas uma pessoa, já os outros três estilos tem capacidade de, no mínimo, 4 pessoas, apesar disso o NECARIII utiliza juntamente ao hidrogênio o metanol.
Hidrogênio
A utilização do hidrogênio como combustível alternativo que ao mesmo tempo não polui o meio ambiente é um assunto que vem crescendo cada vez mais,mas ao mesmo tempo surgem, vários problemas alguns deles com soluções que ainda estão sendo discutidas e outros ainda em aberto
Um dos grandes problemas que se encontra na utilização de hidrogênio no setor de transportes é a falta de uma tecnologia de armazenagem segura e eficiente ao nível energético além de uma relação aceitável entre capacidade de armazenagem de energia e volume necessário levando em conta o preço e eficiência dos veículos que viriam a ser produzidos. O Departamento de Energia dos Estados Unidos da America estipulou como nível mínimo desejável 6wt% e 45Kg H2 m-3,já a Agência de Energia Internacional determinou como nível mínimo aceitável 5wt e 50 H2 m-3.
Entre as possibilidades a serem estudadas como solução está a utilização de nanotubos de carbono ou hidretos metálicos ambas nanotecnologias que funcionariam armazenando o hidrogênio a nível molecular.
A análise do desempenho de nanotubos de carbono para armazenamento de hidrogênio foca-se na modificação de nanomateriais de carbono (nomeado através de “dopagem” com outros materiais, como elementos de transição), de modo a aumentar o desempenho relativamente ao armazenamento de hidrogênio. A metodologia será baseada na produção de elementos dopantes e na estrutura dos CNTs (nanotubos de carbono);pretende-se que,através do controle desses parâmetros,se consiga permitir a adsorção do Hidrogênio as temperaturas e pressões desejadas.A formação dos CNTs dopados e sua utilização no armazenamento de hidrogênio serão realizadas através das seguintes técnicas: deposição química na faze de vapor por microondas,deposição química na fase de vapo por filamento a quente;difração d raios-X;microscopia eletrônica de varrimento;microscopia eletrônica de transmissão;espectroscopia de infrevermelhos;espectrocopia Rama;espectro de desorção térmica;”sputtering” por radio-frequencia(Margarida C. Coelho,José J. A.,Gracio e Antonio C. M. Sousa)
Acho legal começar o desenvolvimento pelo problema descrito aqui dos combustíveis fósseis nos carros. A parte do hidrogênio esta muito complicada. Vcs entenderam o que estão dizendo? E preciso demonstrar compreensão. Parece copiado. estou concordando com a Rosana. Em seguida, vocs querem relacionar com outras fontes renováveis , alternativas e podem falar da solar, mas o foco é para carros, visto que aqui era com carros. Isso é possível? E a eólica, dá para carros??? Enxuguem o texto , usem apenas o que responde a questaõ, separem vantagens e desvantagens dos que escolherem tratar. Não precisam falar de todos. Vendam bem seu peixe!!!
ResponderExcluirBjs
Monica