Atualmente, no mundo inteiro, existem vários tipos de energias renováveis que são, por exemplo:a energia hidráulica, a solar, a eólica, a geotérmica, a maremotriz, a do hidrogênio e a feita de biomassa.Com uma variedade enorme de produção dentro de um único tipo de energia e que pode variar de país para país, dependendo dos elementos naturais que existem naquele lugar.
Um dos maiores produtores de energias renováveis atualmente no mundo é Portugal, em que 45% de toda a sua energia deriva de fontes renováveis. Este ano(2010) é o ano escolhido pela ONU(Organização das Nações Unidas) para ser o ANO INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE. E nossa pergunta esta relacionada ao subtema 1, Ecossistema e provisão, que fala sobre a energia renovável, combustíveis menos poluentes, como preservar o meio ambiente através da observação do ecossistema/meio ambiente, incluindo o ambiente urbano, que seria qual o tipo de combustível alternativo para as cidades, meio urbano,sem prejudicar o meio ambiente?
Para saber mais a respeito, entre no site da rede marista. Há um portal que conta tudo sobre o tema e disponibiliza vários textos e entrevistas. O link do site é <http://www.blogger.com/www.marista.org.br/congressobio>.
Para saber mais a respeito, entre no site da rede marista. Há um portal que conta tudo sobre o tema e disponibiliza vários textos e entrevistas. O link do site é <http://www.blogger.com/www.marista.org.br/congressobio>.
O mundo hoje é muito poluidor e totalmente dependente de energias não-renováveis. Para se ter uma ideia, 93,9% de toda a1 energia consumida no mundo é poluidora e que um dia não vai mais existir e só 6,1%da energia consumida no mundo é renovável. O gráfico abaixo mostra o consumo de energia no mundo inteiro.
Desses vários tipos de energias renováveis ou alternativas, trataremos de três delas, que são as mais utilizadas para se fazer energia atualmente: energia feita a partir de Biomassa, a energia feita a partir de uma Hidrelétrica e a Geotérmica.

Biomassa
Biomassa é a matéria orgânica utilizada na produção de energia renovável, mas nem toda a produção primária do planeta passa a incrementar a biomassa vegetal, pois parte dessa energia acumulada é empregada pelo ecossistema na sua própria manutenção. As vantagens do uso da biomassa na produção de energia são, por exemplo: o baixo custo, o fato de ser renovável, permitir o reaproveitamento de resíduos e ser bem menos poluente que outras fontes de energia como o petróleo ou carvão.
Ela é feita principalmente por lenha (que já representou 40% de toda a energia elétrica do Brasil), bagaço da cana-de-açúcar, galhos e folhas de árvores, papéis, papelão etc.A biomassa é o elemento principal de diversos novos tipos de combustíveis e de formas de energia como o bio-óleo, o biogás, e o biodiesel, o BTL (que consiste em usar o "biosyngas", com principalmente monóxido de carbono, Co, para converter em Nafta, Diesel,Gasolina e Querosene).
Hidrelétrica
A energia a partir da hidrelétrica é feita a partir do desnível da água e da grande quantidade de água existente no rio para ter um maior aproveitamento de energia. A força da água em movimento é conhecida como energia potencial. Essa água passa por tubulações, com muita força e velocidade e que faz com que gire as turbinas. Nesse processo, ocorre a transformação da energia potencial (movimento da água) em energia mecânica (movimento das turbinas).
O Brasil é um dos maiores produtores de energia hidrelétrica do mundo. A energia elétrica vinda de hidrelétricas brasileiras soma 36% do consumo de energia no Brasil, que tem a maior usina hidrelétrica do mundo, a usina de Itaipu.
A energia feita a partir de água tem altos custos de construção, por conta do tamanho que as usinas precisam que ter para suportar tamanha quantidade de água, e de manutenção. Mas o custo do combustivel (água) é nulo e tem alto índice de aproveitamento de energia, em torno de 95%.
Acima é possivel ver um gráfico de 2003 de energia e abaixo dele está a energia no Brasil, mostrando o alto índice de energia elétrica vindo de hidrelétricas,como a de Itaipu(acima).
Geotérmica
A energia Geotérmica existe desde que nosso planeta foi o criado. Geo significa Terra e térmico significa calor, então, geotérmica é a energia calorífica que vem da terra.
Na Terra existe o manto e o magma muito abaixo da superfície e que em alguns lugares da terra o magma quebra a superfície da terra, formando-se os vulcões de onde sai a lava. Nesses reservatórios subterrâneos, há tanto vapor e água quente que esquenta as rochas. Abrem-se buracos fundos no chão até chegar aos reservatórios de água quente e vapor, que sai vapor e por meio de tubos apropriados. O vapor faz girar as lâminas das turbinas, que se transformam em energia mecânica.E depois, desse processo, o vapor vai para um tanque onde é arrefecido (esfriado) e depois de virar água é canalizada aos reservatórios, onde irá ser aquecida naturalmente pelas rochas quentes.

Oi, meninos!
ResponderExcluirO blog está com uma cara muito legal. Gostei do início do texto , mas não localizei a pergunta. O que vcs querem investigar a respeito das energias? Em relação a que aspecto: produto? novas formas...?
Como estão usando textos, citem os autores e nunca copiem diretamente. Qual é o subtema do congresso?
Fico aguardando a resposta.
parabéns. Começaram bem.
Bjs
Monica
As fontes são essas:
ResponderExcluir•http://www.nytimes.com/2010/08/10/business/energy-environment/10yuan.html?_r=2&scp=1&sq=recycling%20energy%20in%20portugal&st=cse
•http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,energia-fossil-tem-10-vezes-mais-subsidios-que-renovavel,592555,0.htm
•http://www.google.com/hostednews/epa/article/ALeqM5hG1kT-futgqk7FcqnYHIpivkwpqQ